13 de abril

13-04-2011 14:14

Nosso planeta

Leitura Bíblica: Isaías 41.17-20

 

    No início de 2010, pessoas em todo o país sofreram com temperaturas acima do normal. Para aplacar o calor, foram vendidos mais equipamentos de ar-condicionado e ventiladores, e também mais água foi consumida. A consequência imediata foi a falta de água em algumas cidades e recorde no consumo de energia elétrica. Muitos meteorologistas afirmaram que essa elevação de temperatura se devia ao fenômeno El Ninõ. Somos constantemente alertados sobre a falta de água potável no mundo e um grande grupo de cientistas estuda as mudanças climáticas e o aquecimento global. Facilmente chegamos à conclusão de que algo está errado com nosso planeta.

    Tendo vivido numa região rodeada de desertos, o profeta Isaías sabia muito bem o que era não ter água e conviver com o calor excessivo. Parece que ele não tem muita esperança de que algo vá mudar, a não ser que Deus intervenha na situação. Naquela época, transposição de rios e construção de barragens não era algo tão simples e fácil, ainda mais numa região onde o rio mais importante, o Jordão, era pequeno, raso e estreito em algumas partes. Quando Isaías proclama a promessa de que Deus fará rios no deserto isto só pode soar como um milagre que somente o Senhor seria capaz de realizar. Ele promete não apenas a restauração deste mundo, mas também das pessoas que têm sede espiritual. Quem crê nele habitará nos novos céus e na nova terra (Ap 21) onde Deus saciará toda sede, acabará com toda seca e nos fará repousar á sombra de frondosas árvores.

    Não cabe a nós tentar cumprir as promessas de Deus sobre uma nova criação, nem temos condições de fazê-lo. Porém, o Senhor nos deixou a tarefa de cuidar da natureza criada que ele nos deu. Somos administradores deste mundo e devemos tomar o cuidado de não desperdiçar ou utilizar mal as dádivas que Deus nos deu.

Cuidar do planeta é uma forma de honrar

e adorar o Criador.