25 de abril
Águas passadas
Leitura Bíblica: Jó 11.13-20
Os erros que cometemos só nos trazem más lembranças: o mal que causamos aos outros e a nós mesmos, como desviamos nosso foco e fomos tão imaturos em praticar tão grande mal. Se concentrarmos nossa vida em nossos erros, será bem difícil seguir em frente. Teremos medo de avançar e tentar de novo - e se cometermos outro grande erro ali na frente? O pecado – aquilo que desagrada a Deus e nos afasta dele – “trava” nossa vida. Parece não haver solução...
Mas há! No texto de hoje, lemos que para mudar esta situação é preciso consagrar a Deus nossa mente e também afastar-se do pecado e da maldade. Isso significa arrependimento e mudança de vida. Quando voltamos para Deus, nossas desgraças se tornam “águas passadas” (v 16). Os pecados são jogados no fundo do mar (veja o versículo em destaque) e, como dizia Corrie tem Boom, Deus lá colocou uma tabuleta com os dizeres “É proibido pescar”. Como “águas passadas não movem moinhos”, não precisamos lembrar constantemente de nossos pecados, pois Deus já os perdoou. Eles já não nos trarão tanta tristeza nem nos deixarão paralisados. Pelo contrário, com Deus podemos levantar o rosto e seguir em frente, sabendo que ele perdoou e esqueceu tudo o que deixamos para trás e agora transforma nossa vida, ensinando por meio de sua Palavra como podemos evitar o mal. Com Deus, podemos andar confiantes, seguros de que ele não nos acusará de nada nem trará à tona nossos erros. Recebemos a esperança de vida eterna com ele até esquecermos nossos medos, seguros pela proteção de Deus.
Consagra-se a Deus é a decisão mais importante de sua vida, pois ela define como você viverá aqui e na eternidade. Você já tomou esta decisão ou ainda está preso nas lembranças de todo mal que já causou? Entregue sua vida a Deus, por meio de Cristo, e experimente a vida completa que só ele pode dar!
O passado que Deus perdoou não existe mais.
Vamos em frente?