25 de maio

25-05-2011 09:57

Área de risco

Leitura Bíblica: Lucas 16.19-31

 

    Enchentes, terremotos, tsunamis. Recebemos notícias de desastres naturais em todo o planeta e também relatos do sofrimento de quem sobrevive a essas tragédias. Muitas dessas pessoas tinham sido avisadas do iminente perigo, mas se recusaram a deixar suas casas, alegando não ter para onde ir. Será que não? Será que correr o risco de morrer é melhor do que buscar auxílio em outro lugar? Muitas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas não insistissem em ficar nas áreas de risco e escutassem os alertas de perigo.

    No texto de hoje vemos duas pessoas que viveram de forma diferente. O rico teve muito luxo, mas não buscou a Deus. Já Lázaro teve uma vida miserável, mas tinha fé. Quando os dois morreram, um foi levado para o céu e o outro, para o inferno. Sofrendo, o rico pediu que Lázaro voltasse para avisar aos seus irmãos do fim que eles também teriam se não buscassem a Deus. Porém, Abraão respondeu que eles já estavam sendo avisados pela Palavra de Deus (Moisés e os profetas). Nela encontrariam a orientação certa, se a lessem.

    Quem vive como o rico desta parábola vai enfrentar uma verdadeira tragédia quando a morte chegar. Sua situação é a mesma daquelas pessoas que vivem em áreas de risco e parecem não se importar com o fato de que um dia sua casa vai cair. Pessoas assim vivem em sua “zona de conforto” e se divertem, trabalham, festejam, mas não querem saber de Deus. Talvez até já ouviram falar a respeito de Jesus, mas não querem deixar a vida que têm para segui-lo. Não estão ouvindo os sinais do perigo! Precisam buscar a Deus enquanto lhes resta algum tempo! Já quem vive com Deus, mesmo que esteja passando pelas maiores tragédias, terá o mesmo fim de Lázaro. Ele não tinha nada além do temor de Deus, mas quando morreu foi levado para o conforto eterno. Qual é a sua situação?

Se sua vida está na “área de risco”,

busque o Senhor antes que venha a tragédia!