29 de abril

29-04-2011 15:00

Divisão

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 27.25-34

 

    Quando alguém fala em divisão, a primeira impressão geralmente é ruim. Pensamos em rompimento, mal-entendidos, brigas – tudo o que é contrário à vontade de Deus, que nos deseja relacionamentos saudáveis. Lembramos primeiramente dos significados negativos da palavra. No entanto, a leitura bíblica de hoje indica uma divisão sadia e positiva, que vem para multiplicar.

    Antes, porém, lembremos de Moisés. Ele liderou Israel, o povo de Deus, desde a saída do Egito até a chegada a Canaã, a terra prometida pelo Senhor. Muitos problemas ocuparam sua mente naquele período. No começo da jornada ele tentava resolver tudo sozinho, o que tornava sua tarefa muito pesada. Jetro, seu sogro, aconselhou-o a escolher líderes e encarregá-los de tarefas. Assim, cada um faz um pouco pelo bem de todos. Divide-se o trabalho para multiplicar seu alcance. No texto de hoje lemos que essa divisão também funcionava num reino como o que Deus havia dado a Davi. Eram necessários encarregados para cada área – agricultura, pecuária, tesouraria, política, exército, etc.

    Na igreja também há várias tarefas e responsabilidades, e para isso Deus concede dons (capacitações especiais) para todos os cristãos. Mas de que adiantariam todos esses dons se apenas uma pessoa fosse responsável pelo trabalho todo? Cobraríamos que ela ensinasse bem as crianças, os jovens e os idosos; que se ocupasse com os necessitados; que fosse boa conselheira e liderasse com excelência. Deus dá dons diferentes a pessoas diferentes para que cada um sirva a Deus e aos outros naquela área em que é mais apta. Quero desafiá-lo a descobrir quais dons você recebeu de Deus e de que forma você pode contribuir para que o evangelho seja anunciado ao mundo. Para isso, envolva-se em algum trabalho na sua comunidade, pois é na prática que descobrimos quais são os nossos dons.

Servir a Deus e ao próximo:

um objetivo conjunto com tarefas divididas.

 

 

 


Crie o seu site grátis Webnode