29 de junho
Procurando Deus
Leitura Bíblica: Atos 8.26-39
O texto que você acabou de ler mostra um homem que foi adorar a Deus em Jerusalém. Para isso, precisou viajar aproximadamente 2.000 km . era um funcionário importante da rainha dos etíopes – cuidava dos negócios dela. Mas para o povo judeu, que seguia uma série de rituais religiosos, ele era considerado pagão por ser estrangeiro. Além disso, era eunuco (castrado) e por isso não podia entrar no Templo e fazer parte da adoração a Deus que os judeus praticavam. Mesmo assim tinha ido a Jerusalém adorar e já estava voltando, lendo parte do Antigo Testamento. Ele não entendeu muito bem, sendo necessário que Felipe lhe explicasse o texto, mostrando que falava sobre Jesus. Depois da explicação, o homem entendeu e creu em Jesus, sendo batizado em seguida.
O que chama atenção neste texto é que esse homem, que percorreu uma grande distância especialmente para adorar, foi aceito por Deus. Podemos perceber alguns fatores importantes nesta história: 1) a adoração a Deus não é limitada a uma raça, cor, sexo, etc.; 2) Deus proporcionou alguém para explicar o que ele lia mas não compreendia; 3) ele continuou a sua viagem cheio de alegria.
Aquele homem tinha um anseio pelo Deus vivo e real. As religiões e filosofias de vida não conseguem satisfazer esta busca, então as pessoas procuram por Deus das mais diversas formas possíveis. Mas poder, posição ou conhecimento não são o suficiente para adorar e encontrar a Deus. Para ser alguém cheio de alegria é necessário crer na existência de Deus, entregar a ele a sua vida, ter uma visão espiritual sobre tudo e ler a Bíblia – se não entender, ore e Deus vai colocar uma pessoa de confiança ao seu lado para explicar. Enfim, buscar a Deus e adorá-lo, como fez o etíope.
Adoração é um modo de vida: encontrar Deus,
confiar nele e obedecer-lhe.